4 simples dicas da neurociência para tornar seu dia muito mais produtivo!

Milhares de informações são transmitidas para o nosso cérebro a todo momento, saber como gerenciar nossos pensamentos esta diretamente ligado a nosso potencial de ação.

Constantemente somos bombardeados durante o nosso dia com milhares de informações, projetos que precisam ser entregues, coisas que precisamos aprender, e-mails a serem respondidos, notícias, redes sociais e tantas outras coisas… Quem nunca passou por isso certo? Tudo isso acaba sobrecarregando o nosso cérebro ao longo do tempo, criando um verdadeiro tornado de pensamentos, prejudicando o nosso foco, memória, criatividade e tudo que precisamos para desempenharmos o melhor de nós mesmos todos os dias.

O que faz uma pessoa se destacar nessa realidade tão densa de informações é a maneira como sua mente encara essas informações. Foi pensando nisso que separamos 4 dicas da neurociência que você pode começar a utilizar hoje mesmo, e que pode mudar a sua vida se colocadas em prática.

Dica 1 – Acorde motivado!

longynusswakeup

Pesquisas indicam que os primeiros 10 minutos depois que acordamos é o que define como será a maior parte do nosso dia, portanto é muito importante que ao acordarmos, criarmos hábitos que abasteçam a nossa mente com boas informações.

Vocês provavelmente já ouviram várias vezes que checar as redes sociais logo ao acordar não é uma boa recomendação para um dia produtivo, portanto, tente abandonar gradativamente esse hábito! Nas redes sociais estamos expostos a todo tipo de informação e pessoas. Visualizar isso logo de manhã é fazer com que uma manada de pensamentos adentre o seu cérebro mesmo sem a sua permissão, podendo mudar o seu estado emocional pelo restante do dia.

O mais recomendado é ouvir uma música ou assistir a um vídeo que o deixe motivado toda manhã. Tire uma hora no final de semana para separar uma sequência de músicas e vídeos que consigam alterar o seu estado, para um estado de motivação e energia. Sinta a música que escolheu, todo dia ao acordar, e se você gostar, dance, cante, deixe que ela te contagie e aproveite seu dia com mais disposição e bom humor!

Dica 2: Técnica Pomodoro

Muitas vezes acreditamos que estudar, ou nos concentrar para concluir algo de única vez, é a melhor forma de terminar logo para seguir para a próxima atividade, certo? mas este pensamento esta Muito Errado!

O nosso cérebro tende a se distrair mais quando focamos na mesma atividade por muito tempo, fazendo com que percamos o foco e fiquemos frustrados ao final da atividade, esgotando muito do nosso tempo e energia.

O ideal para que a qualidade e a nossa energia se mantenha por mais tempo é o uso da chamada técnica de pomodoro. Criada na década de 80 por um italiano chamado Francesco Cirillo, a técnica consiste em dividir o tempo de trabalho e concentração total para uma atividade, seguido de um descanso. 

Agora vamos analisar a técnica, é mais simples do que parece, separamos em 5 passos para vocês aplicarem:

  1. DEFINA O QUE É PRECISO SER FEITO – O primeiro passo antes de iniciar é listar num papel ou aplicativo todas as atividades que você precisa executar durante o dia em ordem de prioridade.
  2. DEFINA OS BLOCOS DE 25MIN PARA AS ATIVIDADES – Em seguida você irá separar essas atividades em blocos de 25 minutos cada (os chamados pomodoris), não há problema se você achar que uma das atividades irá levar mais que 25 minutos, você pode por exemplo atribuir 3 pomodoris a uma mesma atividade.
  3. TRABALHE NAS ATIVIDADES ATÉ O FIM DOS 25MIN – Depois de fazer a listagem e separação do tempo para cada atividade pode-se começar a execução das tarefas, cronometrando os 25 minutos para execução. *Obs: Durante esse tempo você deve desativar as notificações do celular e se livrar de qualquer distração que possa te atrapalhar, será uma concentração total no que você está fazendo.
  4. FAÇA UM DESCANSO DE 5 MIN – Passados os 25 minutos você presenteia o seu cérebro com 5 minutos de descanso, podendo fazer o que  bem entender nesse tempo, tomar um café, ler alguma notícia ou até checar o Facebook (lembrando que são apenas 5 minutos.) Depois volte para a atividade e reinicie o processo.
  5. FAÇA UM DESCANSO DE 15 A 30 MIN A CADA 4 POMODORIS(TEMPOS DE 25MIN) – O último passo, de extrema importância é que após 4 pomodoris seguidos(4 tempos de 25 minutos), você vai precisar de uma pausa de descanso um pouco maior, entre 15 a 30 minutos, para que sua mente possa relaxar um pouco mais e seguir com mais energia para a próxima tarefa.

Essa é uma dica simples, mas que fará uma diferença enorme em sua produtividade, e é uma poderosa arma contra a procrastinação, experimente!

Dica 3: Fábrica de neurônios!

A terceira dica também é bem simples e poderosa, nosso cérebro tem a incrível capacidade de criar novos neurônios e novas sinapses entre eles. Quanto mais neurônios tivermos mais capacidade cerebral teremos em todas as áreas de nossa vida, portanto é ideal que sempre busquemos a criação de novas sinapses desenvolvendo uma verdadeira fábrica de neurônios!

A maneira mais usual de criá-los e aprendendo algo novo. Uma nova língua ou um novo instrumento musical são os maiores criadores de neurônios, mas você já pode conseguir um bom desempenho aprendendo algo novo todos os dias.

DICA: Lembre-se que a maneira mais barata e mais simples de adquirir novos conhecimentos é através da leitura, com a leitura de bons livros você tem a oportunidade de aprender com as maiores mentes do mundo por um preço geralmente menor que 50 reais.

Dica 4: Chart Neurolinguístico

Se você quiser alavancar ainda mais a sua concentração e foco numa atividade, além do uso da técnica Pomodoro ainda existe uma outra técnica que unidas criam um verdadeiro escudo contra a procrastinação, é o chamado Chart Neurolinguístico!

Essa técnica consiste em um exercício que vai estimular as duas partes do seu cérebro antes de iniciar uma atividade em que você precise se concentrar, isso vai fazer com que seu cérebro entre ativo na tarefa a ser executada te tornando um mestre de produtividade. 

É bem simples… Existe uma sequência de Letras que devem ser lidas em voz alta enquanto uma ação física deve ser feita (como por exemplo levantar o braço esquerdo e perna direita).

Para facilitar o uso do Chart Neurolinguístico a Longynuss criou um aplicativo gratuito especialmente para realização dessa técnica que você pode conferir clicando no link: Evolua Chart para acessar pelo nosso site ou no link direto para playstore clicando aqui. Geralmente com menos de 10 minutos você já consegue terminar o exercício e partir para a tarefa muito mais focado!

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos para que possamos ajudar cada vez mais as pessoas ao nosso redor! Além de incentivar a Longynuss a continuar criando conteúdos como esse! 😀

Comentários